-
Arquitetos: UNA Arquitetos
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bebete Viégas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza no bairro da Vila Madalena, bem próximo à estação de metrô com mesmo nome. É um empreendimento imobiliário de porte, abriga um total de 214 apartamentos divididos entre estúdios, um, dois e três dormitórios, além das unidades não residenciais, portanto, uma gama enorme de famílias com diferentes características e renda. A intenção é contribuir para a construção de uma cidade mais permeável, animada pelo fluxo dos moradores, prova de que é possível responder ao mercado imobiliário e garantir conquistas urbanas. Fator fundamental é a experiência de se trabalhar sob o novo plano diretor e a lei de zoneamento de SP, aprovados em 2016.
O terreno tem frente para duas ruas, com desnível de dez metros entre elas. A primeira ação foi propor a interligação entre as duas por meio de uma viela e uma escadaria, ambas características de espaços públicos do bairro. Esse percurso é acompanhado por áreas comerciais, marcando as duas fachadas com lojas para as ruas, além dos acessos aos edifícios. A organização do programa define dois blocos com diferentes alturas e endereços próprios. O mais alto, com 22 andares, é o edifício residencial, e o mais baixo, com 5 andares, permite usos distintos conjugando trabalho e outros serviços.
O subsolo de três andares com estacionamentos tem acesso pela rua de baixo e sua altura coincide com o desnível do terreno. Essa opção evitou uma única construção compacta cuja escala poderia ser agressiva. Os térreos se complementam com programas de uso comum aos moradores e as coberturas funcionam como solários e piscinas coletivas. Assim, configura-se um conjunto urbano onde as construções dialogam para definir esse recorte de paisagem, dando ainda continuidade volumétrica aos edifícios que proliferam no entorno. Uma nova escala para o bairro devido à nova legislação e proximidade com os serviços de transporte público.
Após a execução da estrutura de concreto, o restante dos componentes da obra é seco e industrializado, resultando numa montagem de grandes painéis pré-fabricados de concreto, painéis metálicos de correr e paredes de placas acartonadas.